BRASÍLIA: COMEÇA O ENCONTRO UNITÁRIO CAMPESINO

Começou hoje em Brasília o Encontro Unitário dos Trabalhadores, Trabalhadoras e Povos do Campo, das Águas e das Florestas.  A TV Memória Latina traz a cobertura direto do encontro.

De Brasília – Depois de 50 anos, o Brasil volta a ter o maior encontro da história dos movimentos que lutam pela terra. De 20 a 22 de agosto de 2012, cerca de sete mil pessoas entre homens, mulheres e crianças de diversas idades se fazem presentes no Encontro Unitário dos Trabalhadores, Trabalhadoras e Povos do Campo, das Águas e das Florestas, ocupando o Parque da Cidade, em Brasília.

O encontro que reúne representantes de todos os movimentos sociais do país, como Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), a Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), o Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), além de organizações de pescadores e pescadoras artesanais como o Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP), da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), Cáritas Brasil e Pastoral da Juventude.

Após anos de avanço do capital nas lutas dos camponeses, o que acabou fragmentando forçadamente a unidade entre os movimentos, o Encontro Unitário vem para reafirmar que os povos dos campos, das águas e das florestas prosseguem, e dessa vez, com pautas em comum, na luta por terra, território e dignidade aos trabalhadores e trabalhadoras.

Continue acompanhando a cobertura da TV Memória Latina, que trará ao longo da semana outras notícias do histórico encontro.

Deixe um comentário